quinta-feira, 11 de agosto de 2011

PENTATÔNICAS E O SISTEMA MODAL (AFFONSO JR.)


A partir desta edição, passarei ideias sobre construção de frases com escalas e arpejos. Começarei falando sobre um dos elementos mais utilizados no rock: a pentatônica. Formada por apenas cinco notas, essa escala desempenhou papel importante na música tradicional japonesa. Com o passar dos anos, foi sendo modificada e adaptada à música modal, ganhando importantes variações, com estruturas e sonoridades diferenciadas.

Veja abaixo as pentatônicas geradas pelos modos:
I) Jônio : T, 2M, 3M, 4J, 5J, 6M, 7M  (pentatônica maior);
II) Dórico: T, 2M, 3b, 4J, 5J, 6M, 7  (pentatônica menor 6);
III) Frígio: T, 2b, 3b, 4J, 5J, 6b, 7  (pentatônica menor 7);
IV) Lídio: T, 2M, 3M, 4#, 5J, 6M, 7M  (pentatônica maior);
V) Mixolídio: T  2M  3M  4J, 5J, 6M, 7  (pentatônica maior 7);
VI) Eólio: T, 2M, 3b, 4J, 5J, 6b, 7  (pentatônica menor 7);
VII) Lócrio: T, 2b, 3b, 4J, 5b, 6b, 7  (pentatônica m7b5, ou meio diminuta).

O Ex. 1 mostra a penta maior, que pode ser aplicada sobre acordes maiores, maj7, maiores com sétima, sus4, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário