A partir desta edição, passarei ideias sobre construção de frases com escalas e arpejos. Começarei falando sobre um dos elementos mais utilizados no rock: a pentatônica. Formada por apenas cinco notas, essa escala desempenhou papel importante na música tradicional japonesa. Com o passar dos anos, foi sendo modificada e adaptada à música modal, ganhando importantes variações, com estruturas e sonoridades diferenciadas.
Veja abaixo as pentatônicas geradas pelos modos:
I) Jônio : T, 2M, 3M, 4J, 5J, 6M, 7M (pentatônica maior);
II) Dórico: T, 2M, 3b, 4J, 5J, 6M, 7 (pentatônica menor 6);
III) Frígio: T, 2b, 3b, 4J, 5J, 6b, 7 (pentatônica menor 7);
IV) Lídio: T, 2M, 3M, 4#, 5J, 6M, 7M (pentatônica maior);
V) Mixolídio: T 2M 3M 4J, 5J, 6M, 7 (pentatônica maior 7);
VI) Eólio: T, 2M, 3b, 4J, 5J, 6b, 7 (pentatônica menor 7);
VII) Lócrio: T, 2b, 3b, 4J, 5b, 6b, 7 (pentatônica m7b5, ou meio diminuta).
O Ex. 1 mostra a penta maior, que pode ser aplicada sobre acordes maiores, maj7, maiores com sétima, sus4, entre outros.

Veja abaixo as pentatônicas geradas pelos modos:
I) Jônio : T, 2M, 3M, 4J, 5J, 6M, 7M (pentatônica maior);
II) Dórico: T, 2M, 3b, 4J, 5J, 6M, 7 (pentatônica menor 6);
III) Frígio: T, 2b, 3b, 4J, 5J, 6b, 7 (pentatônica menor 7);
IV) Lídio: T, 2M, 3M, 4#, 5J, 6M, 7M (pentatônica maior);
V) Mixolídio: T 2M 3M 4J, 5J, 6M, 7 (pentatônica maior 7);
VI) Eólio: T, 2M, 3b, 4J, 5J, 6b, 7 (pentatônica menor 7);
VII) Lócrio: T, 2b, 3b, 4J, 5b, 6b, 7 (pentatônica m7b5, ou meio diminuta).
O Ex. 1 mostra a penta maior, que pode ser aplicada sobre acordes maiores, maj7, maiores com sétima, sus4, entre outros.
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