quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Improvisação : Apresentação & Principais Conceitos:

Bom, como temos aqui todos os níveis de guitarrista desde iniciantes á avançados, Vamos Começar do básico e assim vamos estrututando os conteúdos...

Primeiro de tudo o que seria improvisar... Em uma definição rápida, é você criar uma melodia sem ter parado para construi-la antes, usando escalas, arpejos, simetrias, combinados com as técnicas de expressão que conhecemos, em outras palavras.. rolar o som no bate e pronto! e isso não é fácil... improvisação deve ser sempre algo a ser estudado, deve te acompanhar em toda sua vida músical, pois não existirá nunca o momento que você vai parar e concluir, Pô meu! aprendi a improvisar, pois improvisação é vivência, é experimentação... você pode ter certeza que os maiores teóricos da guitarra, da música em geral, estudam improvisação, não me surpreenderia em nada se um dia eu ficar sabendo que um Frank Gambale senta em seu Home Studio e pensa... Putz meu! como é que posso resolver essa improvisação... enfim o que quero dizer... sempre tem algo há mais para se aprender e acrescentar.

Uma coisa que aqui já foi falado porém vale comentar de novo o grande segredo da improvisação é estar sendo coerente com o que a harmonia vai lhe proporcionar, não digo com isso que ser coerente é ficar dentro da escala, não existe verdades absolutas e ser coerente é musicalmente andar de mãos dadas com a harmonia.
Nós guitarristas, temos a péssima mania de se concentrar muito nas técnicas e nos solos e nos esquecemos da harmonia, as vezes o nego está mandando um baita solo porém não conhece e não sabe tocar um acorde da harmonia que por trás decorre, não se iludam! a harmonia é peça fundamental na improvisação e para  o som para estar bem legal você tem que ter o conhecimento geral dos acordes e suas funções, para que você possa trabalhar tal harmonia da forma mais inteligente possível.
Então podemos concluir que improvisação é conhecer bem os acordes, as tonalidades, suas funções e suas escalas, Sim!! porém tem o mais importante, a expressão, aquilo que você trás de textura, saber quando dar um bend legal, quando usar uma nota de repouso e qual usa lá, saber quando encaixar um fraseado mais rápido... tudo isso a gente vai vendo aos poucos e farei da seguinte maneira, cada post será uma aula sobre o assunto, onde colocarei uma harmonia e as possíveis soluções para a mesma! esse primeiro post foi mais um artigo do que pode ser abrangido na improvisação, e como usar todos os elementos, com o tempo as situações irão aparecendo e eu irei explicando tudo...

Ahh!! uma coisa, pra ajudar vocês, como estarei colocando algumas harmonias para estudo seria interessante vocês baixarem o Band in a Box, sempre trabalho com ele seja em aulas ou para estudo mesmo é um programa maneiro que você poe os acordes e ele toca pra você como MIDI, como se fosse um backing track você pode baixar o programa aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário