quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Sobreposição :Escala - Arpejo:


O Arpejo é inerente a tonalidade, voce pode usar todos os arpejos dos acordes que formarão tal tonalidade, pois todas as notas que formarão os acordes e arpejos estarão correspondentemente em conjunto com o tom.
Exemplo: Se você tem a tonalidade de Mi Menor: Em F#dim, G, Am, Bm, C, D, você pode usar todos esses arpejos e assim por diante, no exemplo acima abordei o Campo Harmônico por triade, podemos ter esse conceito também nas tétrades, teremos então: Em7 F#(b5) GM7 Am7 Bm7 CM7 DM7

Abaixo segue um exemplo bem simples de tudo isso que falei, usei um arpejo em tríade de Dó Maior combinando com a escala do mesmo tom e fiz um lick de dois compassos, isso pode ser feito nos mais variados desenhos de escalas e arpejos.



Vocês não precisam ficar presos apenas a esse exemplo, pode-se variar bastante, pois os arpejos e escalas permitem isso, utilizar apenas o arpejos nas mais variadas digitações, ou até mesmo agrupá-lôs, da forma que eu fiz aqui, basta saber certinho onde está o arpejo correspondente ao modelo de escala no qual você estará, uma dica muito importante, evite saltos de regiões, priorize o arpejo que está mais perto da região que você estiver tocando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário