quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Ciclo de Quintas e Quartas Justas


Hoje estudaremos os ciclos de quinta justa e de quarta justa.
Através do ciclo de quinta justa podemos identificar todos os acidentes do Campo Harmônico Maior, e com o ciclo de quarta justa identificamos os acidentes do Campo Harmônico Menor e isso vale para qualquer tonalidade...

Mas Como funciona!!!???
Simples... Pegaremos o Campo Harmônico Maior como exemplo, o de Dó Maior não possui acidentes, então pegaremos o quinto grau de Dó, o Sol Maior esse possui um acidente, o F#... Legal! já identificamos o primeiro Campo Harmônico com acidente, agora iremos para o segundo...
Sabemos que F# é o primeiro acidente em uma tonalidade, pegaremos agora o quinto grau dele, o C#, e a tonalidade desse Campo Harmônico é Ré Maior, quinto grau da nossa primeira tonalidade, o Sol Maior.
Entenderam!!??

Vamos a mais um exemplo, continuando essa sequência, para vocês entenderem melhor. Depois de F# e C#, teremos o quinto grau de C#, o G#, teremos então F#, C# e G#, esses acidentes se referem à tonalidade de Lá Maior, que também é o quinto grau da tonalidade anterior, o Ré Maior.

Abaixo veremos todos os Campos Harmônicos com os acidentes e obedecendo o ciclo das quintas justas.

C = Não possui acidentes
G = F#
D = F# - C#
A = F# - C# - G#
E = F# - C# - G# - D#
B = F# - C# - G# - D# - A#
F# = F# - C# - G# - D# - A# E#
C# = F# - C# - G# - D# - A# E# B#

Bom, então temos aí todos os Campos Harmônicos Maiores com seus respectivos acidentes.
Reparem que não só os acidentes, mas também as tonalidades caminham em ciclo de quinta, reparem também a tonalidade pode ser determinada subindo meio tom do último acidente, por exemplo: Ré Maior, acidentes F# e C#, meio tom acima do C#, temos o Ré, que é a tonalidade em questão.
Ah!!! Uma coisinha, E# e B#, existem!!! (teoricamente falando), não estou ficando louco...Rsrsrsr!!!! para melhorar e organizar as coisas quando estamos trabalhando com Campo Harmônico, costumamos escrever assim para facilitar o entendimento e o raciocínio entre as tonalidades, as notas e os acidentes, veremos em breve que o mesmo acontecerá com os acidentes bemóis.



Agora veremos o ciclo de quartas, a aplicação e a funcionalidade é a mesma do ciclo de quintas, porém esse é referido ao Campo Harmônico Menor e é logicamente procedido de quartas.

Então agora vamos tentar entender um pouco do esquema desse ciclo...
Pegaremos o Lá Menor...Ok! esse tom não tem acidentes, então vamos para o quarto grau de Lá Menor, Ré Menor, aí já ocorre o primeiro acidente, o Bb.
O quarto grau de Bb será o Eb, e o Campo harmônico onde teremos Bb e Eb será o Sol Menor, que é o quarto grau de Ré Menor...
Agora, o quarto grau de Eb, será o Ab, teremos então Bb, Eb, Ab e a tonalidade correspondente à esses acidentes será o Dó Menor, quarto grau da tonalidade anterior, o Sol Menor.
Veremos agora caso à caso para entender melhor como funcionam.

Am = Não possui acidentes
Dm = Bb
Gm = Bb - Eb
Cm = Bb - Eb - Ab
Fm = Bb - Eb - Ab - Db
Bbm = Bb - Eb - Ab - Db - Gb
Ebm = Bb - Eb - Ab - Db - Gb - Cb
Abm = Bb - Eb - Ab - Db - Gb - Cb - Fb


Nesse caso ocorre o mesmo com as quintas, não só os acidentes, mas a sequência das tonalidades também obedecem ao ciclo de quarta justa.
Aqui também aparecem aqueles acidentes que havia comentado antes, o Cb e o Fb, fiquem atentos à eles e suas respectivas funções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário