São escalas que em sua formação possuem as mesmas notas.
Exemplo: Pentatônica de Lá Menor: Lá, Dó, Ré, Mi, Sol
Pentatônica de Dó Maior: Dó, Ré, Mi, Sol, Lá
Como vocês podem ver as notas são exatamente as mesmas, porém em uma ordem diferente, se você reparar a pentatônica maior se origina, fielmente a partir do IIIm da penta menor, conlcluímos então, que para se encontrar a relativa da maior devemos pensar na terça menor do tom que estamos.
Exemplo: Dó Maior --> Lá Menor
Sol Maior --> Mi Menor
Dó Maior é a terça menor de Lá Menor e Sol Maior é a terça menor de Mi Menor.
Esse conceito pode se aplicar a qualquer escala que possua uma menor e uma maior, também pode ser aplicado ao campo harmônico, no qual veremos mais pra frente.
A principal função das escalas relativas é tornar o aprendizado mais prático, afinal sabendo esse conceito você não precisa decorar, estudar dois moldes de escala é só estudar um deles e aplicar o conceito de relativa.
Também é interessante, pensar as relativas em um improviso. Por exemplo, você tem uma base em Mi Maior, você pode pensar na relativa de Mí Maior e improvisar em Dó Sustenido Menor, ou então você tem uma base em Lá Maior, pode-se pensar na relativa e improvisar em Fá Sustenido Menor.
Sugiro à vocês estudarem a menor e usar o conceito de relativa para acharem a maior, é mais facíl, e as escalas menores são mais ocorrentes.
Abaixo segue o diagrama das relativas, tanto maior quanto menor.
Diagrama das Relativas:
I VI
C Am
D Bm
E C#m
F D
G Em
A F#m
B G#m
I IIIm
Cm E
Dm F
Em G
Fm Ab
Gm Bb
Am C
Bm D
é isso ae galera!!!
Bons Estudos e qualquer duvida é só dar um toque!
ROCK!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário