NA GUITARRA O BLUES BÁSICO OU CLÁSSICO UTILIZA A HARMONIA I, IV, V EM 12 COMPASSOS). USA-SE ARPEGGIOS COM OS INTERVALOS DE FUNDAMENTAL, TERÇA E QUINTA (TRÍADES)OU FUNDAMENTAL , TERÇA , QUINTA E SEXTA. OS ACORDES PODEM CONTER ALÉM DA SEXTA A SÉTIMA E A NONA.EXEMPLOS 1) C, F, G 2) C, F7, G7 3) C6, F9. G7.
MELODIA BLUES: NA LINGUAGEM BLUES OS SEMITOS DA ESCALA MAIOR NATURAL NÃO SÃO FREQUENTES. NO EXEMPLO ABAIXO APRESENTAREMOS UMA MELODIA MAIOR NATURAL, E EM SEGUIDA A MESMA MELODIA SEM OS SEMITONS.OBSERVE A TRANSFORMAÇÃO DA MELODIA MAIOR NATURAL EM MELODIA BLUES. CONCLUINDO: AS NOTAS BLUE OU BLUE NOTES SÃO :b3, b7 e b5(TAMBÉM CONSIDERADA BLUE NOTE). AESCALA DE BLUES É CARACTERISTICA DESTE ESTILO(SENDO FORMADA PELA INCLUSÃO DA QUINTA DIMINUTA NA PENTATÔNICA MENOR). PELO FATO DE CONTER A b3,b7 e b5 A ESCALA DE BLUES QUE É NATURALMENTE MENOR É TAMBÉM USADA NO BLUES DE TONALIDADE MAIOR.
(MAURÍCIO BASTOS)
MELODIA BLUES: NA LINGUAGEM BLUES OS SEMITOS DA ESCALA MAIOR NATURAL NÃO SÃO FREQUENTES. NO EXEMPLO ABAIXO APRESENTAREMOS UMA MELODIA MAIOR NATURAL, E EM SEGUIDA A MESMA MELODIA SEM OS SEMITONS.OBSERVE A TRANSFORMAÇÃO DA MELODIA MAIOR NATURAL EM MELODIA BLUES. CONCLUINDO: AS NOTAS BLUE OU BLUE NOTES SÃO :b3, b7 e b5(TAMBÉM CONSIDERADA BLUE NOTE). AESCALA DE BLUES É CARACTERISTICA DESTE ESTILO(SENDO FORMADA PELA INCLUSÃO DA QUINTA DIMINUTA NA PENTATÔNICA MENOR). PELO FATO DE CONTER A b3,b7 e b5 A ESCALA DE BLUES QUE É NATURALMENTE MENOR É TAMBÉM USADA NO BLUES DE TONALIDADE MAIOR.
(MAURÍCIO BASTOS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário