quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Shred Blues – Paul Gilbert exercice


12 bar blues Paul Gilbert style
Segundo o site  WikipediaShred é o termo utilizado para o estilo de tocar guitarra dando ênfase à velocidade e técnica. Consiste, principalmente, no uso constante das técnicas de fast pickinglegatos (hammer on/pull off), sweep picking e tapping. São usadas com o objetivo de aumentar a velocidade ao limite e tocar figuras como Semicolcheia,fusas ou até semifusas, em tempos rápidos, de 150 até mais de 240bpm. Podem ser usadas como simples exibicionismo técnico (muitas vezes por influência do violinista italiano do período romântico Niccolò Paganini) ou para adicionar partes energéticas e fortes à música.
  • Rhythmic phrasing  -  Advanced blues/rock vocabulary  -  String Skipping  –  dificult: hard
Algumas das frases neste estilo de solo (12 bar blues Gilbert style) vão levar você a uma quantidade considerável de práticas para desenvolver a velocidade, controle, articulação e resistência. Mr. Paul Gilbert levou horas e horas gastas com o metrônomo constantemente aperfeiçoando os pequenos detalhes, o que o deixou na posse de uma técnica impecável: alguns dizem que é o melhor no negócio.
Tudo isso pode ser seu, no entanto, vá se preparado para seguir três regras básicas cruciais para a memória:
  1. Preste atenção aos detalhes – Não escove os erros para debaixo do tapete. A honestidade total traz dividendos.
  2. Precisão – Será  melhor para o desenvolvimento se tocar cada lick na metade da velocidade e construir gradualmente. Parar de tocar no momento em que sentir qualquer tensão. Isso vai inibir a velocidade com certeza.
  3. Paciência - O pecado capital é de apressar as coisas. Não há uma solução milagrosa da noite para o dia, mas com um pouco de prática focada a cada dia a sua técnica vai melhorar sensivelmente, e continuar a fazê-lo, mesmo depois de apenas um par de semanas. (Paul Gilbert).  
<>
                    
12 Bar  Blues – Paul Gilbert style exercice 
  • Compassos 1-2  
(pickup da ponte ) Nossa primeira frase escorregadia mistura notas da escala de blues e modo Mixolidian. Certifique-se de executar em palm mute todas as notas graves e com agressive picking – rock atitude.
<><><>
  • Compassos 3-4
Seqüências pentatônicas são parte integrante do estilo de Paul Gilbert e blues em geral. Com tudo isso martelando e deslizando ocorrendo. procure garantir que você mantenha o ritmo constante e uniforme por toda frase.
<><><>
  • Compassos 5-6
Este lick combina elementos da escala de blues maior e menor sobre o acorde A7. Mantenha o fluxo de notas impulsionando para a frente sem vacilar para não perder o timing. Lembre-se: “Velocidade vem apenas com precisão”, então vá devagar no início.
<><><>
  • Compassos 7-8
Uma seqüência de escala Cool blues repetitivos que realmente faz a função do intervalo de tri-tom demoníaco. Executado em palm mute, finaliza em um plnch harmonlc vibrante.
<><><>
  • Compassos 9-10
(pickup  braço ) É impossível olhar para o estilo de Gilbert sem incluir sua marca registrada que é o  salto de cordas em arpejos. Este lick descreve uma tríade em B maior, acompanhando e reforçando a seqüência básica perfeitamente.
<><><>
  • Compassos 11-12
Salvo o mais fácil até que enfim! Esse ultraje a nossa idéia pentatônica, com base em grupos descendentes de seis notas é, na humilde opinião de Paul, o mais difícil lick que ele já tinha gravado. Valeu a pena o esforço. Desnecessário dizer que começar devagar e construir a velocidade gradualmente é essencial né. Portanto mãos à obra e boas palhetadas!
<><><>

Nenhum comentário:

Postar um comentário