O MODO MENOR MELÓDICO
Do modo menor natural depende o modo menor harmônico que por sua vez é referência para o modo menor melódico.
Eleva-se de um semitom o grau VI da escala menor harmônica, passando a haver um semitom entre os graus II e III e ente os graus VII e VIII, e um tom entre os demais, que por ser de mais fácil entoação, a nova escala recebeu o nome de escala menor melódica, ficando assim:
Im7M – IIm7 – bIII7M(#5) – IV7 – V7 – VIm7(b5) – VIIm7(b5)
Repare que estamos tratando sempre as escalas de forma ascendente, pois descendente, não havia alteração. Como toda regra tem uma exceção, a escala menor melódica, quando descendente, se transforma em escala menor natural, como podemos verificar na figura abaixo:
ESCALA BACHIANA
Em um caso particular, quando uma escala menor melódica for reproduzida com os mesmos acidentes na forma ascendente e descendente, ela recebe o nome particular de escala bachiana, por ter sido muito utilizada por Bach. Villa Lobos as usou, e no Jazz também pode ser encontrada.
As escalas menores melódicas são formadas elevando-se o grau VI da escala menor harmônica em um semitom e quando descendentes, tornam-se escalas menores naturais.
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