Modo Mixolidio
Modo Mixolídio
A Mixolídio = V grau da escala maior de D – intervalos T,2,3,4,5,6 e (7) intervalo característico.
I II III IV V VI VII
Campo harmônico: D7+ Em7 F#m7 G7+ A7 Bm7 C#m7/5b
Campo harmônico: D7+ Em7 F#m7 G7+ A7 Bm7 C#m7/5b
Encontraremos as pentatônicas convencionais nos: I, IV, V graus do Campo Harmônico ou seus respectivos relativos menores II, II e VI graus.
Teremos também, mais três tipos de pentatônicas geradas pelo Campo Harmônico Maior: A menor 6 no II grau, a maior 7 no V grau e a menor 7/b5(meio diminuta) no VII grau.
V IV I
Pentatônicas: A/F#m(Blues) G/Em (Blues) D/Bm(Blues)
Pentatônicas: A/F#m(Blues) G/Em (Blues) D/Bm(Blues)
“Intenção Blues” - Penta de Am blues /Am6 blues
Nesse caso, usamos a Penta menor Blues(T, 3b, 4, 4#, 5 e 7) sobre o acorde maior mixolídio, considerando esta penta com duas blue notes: 3b e 4#. Esta será a principal pentatônica para se obter uma sonoridade Blues. Lembrando que Blue Notes, são notas de passagem, ruins para repouso: T, 3, 5 e 7 ou seja, a tétrade do acorde.
Encontramos as melhores tríades no I, IV e V graus do Campo Harmônico.
V IV I
Tríades: A G D obs: As tríades e tétrades, poderão ter uma função harmônica
Tríades: A G D obs: As tríades e tétrades, poderão ter uma função harmônica
ou melódica
Outro exemplo. Nesse exemplo as tríades vão ser tocadas com o baixo em questão, que é o A Mixólidio, só para você ter uma idéia de como elas iria soar dentro do modo.
Tétrades: No caso dos Arpejos, Tétrades. Partiremos com um Arpejo de cada um dos intervalos que formam a Tétrades do acorde em questão (A7 mixolídio). Relacionando os intervalos de partida com os graus do C.H, encontraremos os respectivos Arpejos.
EX:: (A7)
V VII II
T 3 5
A7 C#m7/b5 Em7
V VII II
T 3 5
A7 C#m7/b5 Em7
T 3 5 7
IV
7
G7+
7 9 11 13
7
G7+
7 9 11 13
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