quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Pentatôicas


Pentatônicas – m6, M7 e m7(b5)

Neste estudo serão abordados algumas variação das escalas pentatônicas maiores e menores.
As Pentas são formadas para mudar as tradicionais Pentas Maior (T – 2M – 3M – 5J – 6M) e Menor (T – 3m – 4J – 5J – b7). Em princípio qualquer intervalo que exista numa Penta tradicional pode ser substituído, gerando outras Pentas não convencionais.
A Penta m6 (T – 3m – 4J – 5J – 6M) é utilizada em Acordes m6 ou que possuam características do Modo Dório. A diferença desta para a Penta Menor é a substituição da b7 pela 6M.
Essa escala tem uma sonoridade bastante agradável sendo de larga utilização em vários estilos. Sua formação é bem simples. Derivada do modo dórico substitui-se a 7ª menor da penta pela 6ª maior, nota característica desse modo.
Modo Dórico: T 2 3b 4 5 6 7
Pentatônica m7: T 3b 4 5 7
Pentatônica m6: T 3b 4 5 6
Exemplificando no campo de G Maior:
G7+ Am7 Bm7 C7+ D7 Em7 F#m7/5b
Pentatônica Am7: A C D E G
Pentatônica Am6: A C D E F#
A Penta M7 (T – 3M – 4J – 5J – b7) difere da Penta Maior pela substituição das 2M e 6M pelas 4J e b7. Esta Penta pode ser utilizada em acordes dominantes ou com intenção Mixolídia.
Lembrando que a penta m6 (menor 6ª maior), tem os mesmos intervalos da penta m7, apenas substituindo a 7ª menor pela 6ª maior. Esta penta vem do modo dórico, pois este é o único modo que possui a 3b e 6ª maior. E a penta blues, que possui a quarta aumentada adicionada (Blues Note). Agora a penta M7, terá praticamente os mesmo intervalos da penta m7, a diferença está na 3ª, pois como a escala é maior, obviamente sua terça será maior. Vejam a comparação:
Pentatônica m7- T 3b 4 5 7
Pentatônica M7- T 3 4 5 7
Assim como a penta menor 6ª surge do modo dórico, a pentatônica M7 é gerada no modo mixolídio.
Modo Mixolídio: T 2 3 4 5 6 7
Repare a 3ª maior e 7ª menor. Dentro do campo harmônico, assim como a penta m6 vai partir do segundo Grau (Modo Dórico), a penta M7 irá partir do V grau, modo mixolídio. Vejam no exemplo:
D7+ Em7 F#m7 G7+ A7 Bm7 C#m7/5b
Penta m7(b5) (T – 3m – 4J – 5dim – b7) possui uma 5dim no lugar da 5J existente na Penta Menor. É pouco usada, sendo mais comum no Modo Lócrio mas podendo aparecer em Dório ou Mixolídio.
Penta m7 Tom: A
Shape I
e—————-5—8———————————–
B—————-5—8———————————–
G—————-5—7———————————–
D—————-5—7———————————–
A—————-5—7———————————–
E—————-5—8———————————–
Shape II
e—————-8—10———————————–
B—————-8—10———————————-
G—————-7—9———————————–
D—————-7—10———————————–
A—————-7—10———————————–
E—————-8—10———————————–
Shape III
e—————10—12————————————
B—————10—13————————————
G—————-9—12———————————–
D—————10—12————————————
A—————10—12————————————
E—————10—12————————————
Shape IV
e—————12—15————————————
B—————13—15————————————
G—————12—14————————————
D—————12—14————————————
A—————12—15————————————
E—————12—15————————————
Shape V
e—————15—17————————————
B—————15—17————————————
G—————14—17————————————
D—————14—17————————————
A—————15—17————————————
E—————15—17————————————
pentas pentas 2 ligados-penta-Am

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