Campo Harmônico Maior:
Bicordes:
tõnicas –> C – D – E – F – G – A – B
3as diatônicas –> E – F – G – A – B – C – D
3as diatônicas –> E – F – G – A – B – C – D
Tríades:
tõnicas –> C – D – E – F – G – A – B
3as diatônicas –> E – F – G – A – B – C – D
5as diatônicas –> G – A – B – C – D – E – F
3as diatônicas –> E – F – G – A – B – C – D
5as diatônicas –> G – A – B – C – D – E – F
Tétrades:
tõnicas –> C – D – E – F – G – A – B
3as diatônicas –> E – F – G – A – B – C – D
5as diatônicas –> G – A – B – C – D – E – F
7as diatônicas –> B – C – D – E – F – G – A
3as diatônicas –> E – F – G – A – B – C – D
5as diatônicas –> G – A – B – C – D – E – F
7as diatônicas –> B – C – D – E – F – G – A
As tétrades Maiores seriam:
C7M – Dm7 – Em7 – F7M – G7 – Am7 – Bm7(b5)
C7M – Dm7 – Em7 – F7M – G7 – Am7 – Bm7(b5)
Campo Harmônico Menor:
Escala de Lá menor natural:
A – B – C – D – E – F – G – A
A – B – C – D – E – F – G – A
Escala de Lá menor harmônica:
A – B – C – D – E – F – G# – A
A – B – C – D – E – F – G# – A
Tétrades:
Tônica —> A – B – C – D – E – F – G# – A
3as —> C – D – E – F – G# – A – B – C
5as —> E – F – G# – A – B – C – D – E
7as –> G# – A – B – C – D – E – F – G#
3as —> C – D – E – F – G# – A – B – C
5as —> E – F – G# – A – B – C – D – E
7as –> G# – A – B – C – D – E – F – G#
As tétrades Menores seriam:
Cm7 - Dm7(b5) - Eb7M - Fm7 - Gm7 - Ab7M - Bb7
Cm7 - Dm7(b5) - Eb7M - Fm7 - Gm7 - Ab7M - Bb7
MODOS PARALELOS:
Se a música está em Dó maior, o modo paralelo é o Dó menor.
Se está em Ré maior, o modo paralelo é o Ré menor e assim por diante.
Vejam então os campos harmônicos de Dó Maior e o de Dó menor:
Dó Maior:
I - II - III - IV - V - VI - VII
C7M - Dm7 - Em7 - F7M - G7 - Am7 - Bm7(b5)
I - II - III - IV - V - VI - VII
C7M - Dm7 - Em7 - F7M - G7 - Am7 - Bm7(b5)
Dó Menor:
I - II - bIII - IV - V - bVI - bVII
Cm7 - Dm7(b5) - Eb7M - Fm7 - Gm7 - Ab7M - Bb7
I - II - bIII - IV - V - bVI - bVII
Cm7 - Dm7(b5) - Eb7M - Fm7 - Gm7 - Ab7M - Bb7
Um exemplo muito comum é esta progressão:
|: C – C7 – F – Fm
|: C – C7 – F – Fm
Veja que o:
C é o Iº grau de Dó, logo o modo Jônio.
C7 é o Vº de Fá, logo o modo mixolídio.
F é o IVº de Dó, logo o modo Lídio.
Fm é o IVº de Dó menor, logo o modo Dórico.
C é o Iº grau de Dó, logo o modo Jônio.
C7 é o Vº de Fá, logo o modo mixolídio.
F é o IVº de Dó, logo o modo Lídio.
Fm é o IVº de Dó menor, logo o modo Dórico.
NOTA:
Lembrando que o acorde Cm é o relativo menor do acorde Eb (maior).
Lembrando que o acorde Cm é o relativo menor do acorde Eb (maior).
Acorde - Dominante
C - G7
Dm - A7
Em - B7
F - C7
G - D7
Am - E7
Bdim - F7
Dm - A7
Em - B7
F - C7
G - D7
Am - E7
Bdim - F7
Nenhum comentário:
Postar um comentário