Harmônicos Naturais
Os Harmônicos Naturais são obtidos ao posicionar o dedo sobre qualquer corda, em cima do traste e tocar naturalmente com a palheta, ou com o dedo dependendo do guitarrista, isso originará um som geralmente mais agudo e estridente do que a nota original, por que de certa forma você estará interferindo na osclilação da corda, ocasionando uma vibração bizarra, consequentemente um som bizarro!!! hehehe
É uma altenativa interessante para quem busca um som diferenciado, funciona muito bem com ou sem distorção e é cabível para várias situações harmônicas e melódicas.
Possuímos harmônicos naturais em toda a extensão da corda, mas alguns são mais fáceis de serem tocados como os harmônicos das casas 3, 5, 7, 9, 12, 15.
Podem também ser tocados em qualquer corda.
Harmônicos Artificiais
Os Harmônicos Artificiais são aqueles que são manipulados com uma palhetada. Eles podem ser tirados de qualquer corda em qualquer casa, mas com certeza é muito mais fácil na região do meio do braço.
Em relação a mão direita (mão que segura a palheta para os destros) o local de maior abundância desses harmônicos está localizado entre o captador do braço da guitarra e o captador do meio do corpo.
Agora veremos detalhadamente como é tocado um harmonico artificial.
-Ajeite a palheta em sua mão para que só a pontinha dela apareça.
.
-Observe que se você mexer o polegar sobre a palheta a pontinha dela fica escondida. Não é preciso deslizar o dedo, apenas virá-lo.
.
-Treine um pouco esse movimento, segurando a palheta com a pontinha para fora e escondendo ela com o movimento do polegar.
.
-Agora você fará o mesmo ao tocar a terceira corda solta. Você toca a corda e num movimento continuo esconde a pontinha da palheta, de forma que a lateral do seu polegar esbarre de leve na corda solta, abafando-a.
.
-Para conseguir tirar um som de harmônico da corda solta é preciso tocá-la no lugar correto. Existem alguns lugares ao longo da corda onde é possível tocar a corda com essa técnica e fazer soar o harmônico. Experimente executar o movimento descrito acima em diferentes pontos da corda para descobrir onde é que está o melhor ponto para fazer soar um harmônico bem alto.
Harmônicos com a Alavanca:
-Abaixe bastante a alavanca da sua guitarra.
.
-Toque um harmônico artificial ou natural
.
-Agora suba a alavanca até atingir a nota desejada.
Tem também o harmônico que o guitarrista tira a corda pra fora do braço do instrumento...geralmente isso se faz com as cordas E e B, você com os dedos puxa a corda pra fora do braço do instrumento, a corda encostarar no ultimo traste, fazendo soar o harmônico.
Esse Harmônico é muito usado pelo Edu Ardanuy e Steve Vai
Vídeo - Harmônico Natural
Vídeo - Harmônico Artificial
Vídeo - Harmônico com a Alavanca (Dimebag Darell)
Parceiros
Tecnologia do Blogger.
Marcadores
- Acordes e Intervalos (4)
- ArpeggiosS:By-K-1.... (1)
- artist (21)
- blues (1)
- Dueto (1)
- escalas (22)
- Eu (14)
- exercicios (16)
- Gif (1)
- Idéias Polirítmicas (1)
- improviso (2)
- lembrar (2)
- lesson (50)
- Links (1)
- Modos Gregos (2)
- New Order World: (1)
- Orkut (1)
- Prints (3)
- RSHRS (1)
- show (1)
- software (1)
- tecnics (3)
- Teoria Musical (9)
- Very Very Hard.... (1)
- Welcome (1)
- Yngwie Malmsteen (1)
Quem sou eu
Arquivo do blog
-
▼
2011
(149)
-
▼
agosto
(140)
- Windows 7 Alienware
- Sweep Picking :: Yngwie Malmsteen::
- Pra vcs que querem se aprofundar com vontade em ap...
- Técnica :: Dream Theater::
- Tapping :: The Roots of All Evil e Palhetada Alter...
- Ciclo de Quintas e Quartas Justas
- Bemóis e Sustenidos::
- Arpeggios em Lá Menor e Two Hands :: Paul Gilbert::
- Yngwie Malmsteen :: Rising Force:: e Técnica :: Ab...
- Yngwie Malmsteen :: Rising Force::
- Jason Becker :: Serrana::
- Licks Modais :: Mi Lócrio::
- Técnica :: Primórdios do Sweep Picking
- Técnica :: Palhetada Alternada para Iniciantes
- Vídeo Aula :: John Petrucci : "HYPER-SPEED LEVEL":...
- Arpeggios em Tapping
- Técnica :: Sweep Picking::
- Tappings :: Joe Satriani::
- Arpeggios :: Joe Satriani::
- Licks :: Joe Satriani::
- Ligados :: Joe Satriani::
- Arpeggios em C#m
- Diatônica em Semi Colcheia (Paul Gilbert)
- Arpeggios e Acordes
- Partitura
- Leitura Rítmica - Colcheia
- Leitura Rítmica - Semicolcheia
- Leitura Melódica - Cordas Mi e Si
- Leitura Melódica - Cordas Sol e Ré
- Leitura Melódica - Cordas Lá e Mi
- Leitura Melódica - Todas as Cordas::
- Leitura Melódica - Blue Bossa
- Leitura Melódica - Autumn Leaves
- Leitura Melódica - Anthropology
- Jump Star - Greg Howe::
- Tétrades :: Posições Fundamentais e Inversões::
- Pentatônica de Lá Menor com a Sexta Maior::
- Solo em Sol Mixolídio::
- Técnica :: Arpeggio em Tétrade::
- Técnica :: Tapping Am::
- Técnica :: Palhetada Híbrida::
- Tema :: Mixolídio::
- Arpeggios - Três Cordas
- Tapping em Penta
- Metropolis :: Dream Theater::
- Arpeggios Com Sétima
- Técnica :: Mi Eólio - Sextinas::
- Arpeggios em Tétrades - Campo Harmônico
- Rock House :: Kiko Loureiro::
- Técnica :: Two Hands Penta de Lá Menor
- Vídeo :: Edu Ardanuy - Riffs do CD Eletric Nightma...
- Vídeo :: Steve Vai - "Freak Show Excess" Demonstra...
- Técnica :: Exercício de Digitação::
- Técnica :: Ligados em Sextinas
- Técnica :: Ligados - Escala Diatônica::
- Técnica :: Ligados - Salto de Cordas::
- Técnica :: Palhetada Alternada::
- Técnica :: Palhetada Alternada
- Chris Broderick :Chaos Theory:
- Entrevista : Marcinho Eiras:
- Palhetada Alternada
- Lick :: Pat Metheny
- Arpejos - Dueto
- Palhetada Alternada - Steve Morse
- Técnica - Tapping Am
- Sobreposição :Escala - Arpejo:
- Sobreposição : Escala - Arpejo - Mi Menor:
- C A G E D
- Ligados :Diatônica:
- Lick : Penta Blues (Em):
- Two Hands : Escala Diatônica:
- Tapping :Eruption - Eddie Van Halen:
- Improvisação : Apresentação & Principais Conceitos:
- Improvisação :Vamp - Primeiras Escalas:
- Improvisação : Tonal:
- Improvisação : Escala Diatônica e Arpejos:
- Palhetada Alternada
- Escala Pentatônica
- Palhetada Alternada - Iniciantes
- Escalas Relativas
- Tapping - Parte 5 (Salto de Corda)
- Tapping - Parte 4
- Tapping - Parte 3
- Tapping - Parte2
- Tapping - Parte 1
- Escala Cromática
- Escala Pentatônica Expandida (Três notas por corda)
- Two hands - Parte6,5,4,3,2,1....
- Transposição - Melódica e Harmônica
- Cifras e Acordes
- Palheta Alternada Com Salto de Cordas
- Penta Blues
- Técnicas Variadas e Pentatônica Maior Com Sétima
- Campo Harmônico
- Intervalos
- Chicken Picking
- Palhetada Alternada
- Improvisação: Conceitos e Aplicações
- Blues - Parte 1 (Harmônia)
- Blues - Parte 2 (Melodia)
-
▼
agosto
(140)
Marcadores
- Acordes e Intervalos (4)
- ArpeggiosS:By-K-1.... (1)
- artist (21)
- blues (1)
- Dueto (1)
- escalas (22)
- Eu (14)
- exercicios (16)
- Gif (1)
- Idéias Polirítmicas (1)
- improviso (2)
- lembrar (2)
- lesson (50)
- Links (1)
- Modos Gregos (2)
- New Order World: (1)
- Orkut (1)
- Prints (3)
- RSHRS (1)
- show (1)
- software (1)
- tecnics (3)
- Teoria Musical (9)
- Very Very Hard.... (1)
- Welcome (1)
- Yngwie Malmsteen (1)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário