quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Motivos Melódicos


Motivos Melódicos

Uma das coisas que ajuda a incrementar um solo e deixá-lo mais melodioso são os Motivos Melódicos ou apenas Motivo.
É quase uma regra: para se solar tem que ter um bom motivo.
Acertar na mosca com uma seqüência de frases enlouquecedoras é quase que o objetivo de muitos, seja ele guitarrista, baixista, etc.
Motivos melódicos são uma seqüência de notas obedecendo uma certa regra (que nós mesmos criamos) de intervalos.
Vamos pegar o campo harmônico de Dó pra começar:
C7M, Dm7, Em7, F7M, G7, Am7, Bm7(b5)
Vou usar neste exemplo motivos com os intervalos na seguinte seqüência: 5ª, 3ª, 4ª, 5ª, 4ª, 3ª, 2ª e T… respeitando as categorias de cada acorde: maior e menor.
Primeiro compasso: C7M e Dm7
e—-3—–3—————-5—–5——————–
B——5-6—6-5-3————6-8—8-6-5————–
G——————5———————-7————
D——————————————————
A——-C7M———————-Dm7——————-
E——————————————————
Segundo compasso: Em7 e F7M
e—-7——7—————–8——-8—————-
B——8-10—10-8-6————10-12—12-10-8——–
G——————–9————————–10—–
D——————————————————
A——–Em7————————-F7M—————
E——————————————————
O terceiro compasso: G7 e Am7
–10——-10—————–12——-12————-
B—–12-13—-13-12-10———–13-15—-15-13-12—-
G———————–12————————–14-
D——————————————————
A——–G7—————————-Am7————-
E——————————————————
E pra finalizar um Bm7(b5) e C7M
e–13——-13—————15——-15———-22—
B—–15-17—-17-15-13———17-18—-18-17-15——
G———————–16—————————–
D——————————————————
A——Bm7(b5)———————-C7M—————-
E——————————————————
A seguinte progressão pode usar destes motivos:
| Em7 | Dm7 | C7M | G7(9) | C7M |
e–7——7————5—–5————————-
B—-8-10—10-8-6——-6-8—8-6-5——————-
G——————9—————–7—————–
D——————————————————
A——————————————————
E—Em7—————-Dm7—————————–
e–3—–3————-1—–1————————-
B—-5-6—6-5-3———3-5—5-3-1——————-
G—————-5——————-4-2-4————-
D——————————————3-2———
A——————————————————
E——C7M————G7(9)——————C7M——-
Bem melódico, além de ser um bom exercício pra abertura de dedos e golpe de vista.
Um outro exemplo numa frase de resolução em G, C, D e G novamente:
e——————————————————
B——————————————————
G——————————————————
D————-5-4—7–5~~~~~~————————-
A——-5-3-7—–5————————————
E—3-7————————~———————–
Em, C, D são os acordes. O Tom é Em-G, onde:
Em = Iº grau -> eólio
C = bVIº grau -> lídio
D = bVIIº grau -> mixolídio
e—————————————7————–
B—-8—10——5—7—–7—8-7——–10-8-7h8p7—
G–9—9—-9–5—5–5–7—7—–7-9—————5-
D——————————————————
A——————————————————
E——————————————————
Observe nas músicas que você goste onde o artista usa um motivo.
Aplique em outras tonalidades, use a sua criatividade e tenha sempre um bom motivo pra tocar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário